A CONDIÇÃO DO CAMPO

"A Condição do Campo” foi um ciclo de programação bienal, dedicado à investigação do cruzamento da noção de escultura com outras disciplinas artísticas. Tendo, como ponto de partida, o diálogo com a matéria • pedra • mármore, os artistas residentes desenvolveram o seu trabalho à luz da revisão de conceitos críticos à produção escultórica, em articulação com as suas práticas e outros vocabulários, convocando uma leitura atual do enunciado proposto em “Escultura no campo ampliado” por Rosalind Krauss.


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Miguel Teodoro

RESSONÂNCIA

2023


“Ressonância” é um projeto de criação de Miguel Teodoro. Convoca correlações entre corpo, território e cultura material para pensar a condição contemporânea do território do Alentejo, em articulação com noções de ancestralidade, reciprocidade, descontinuidade e ecologia. Propõe,como abordagem metodológica, a identificação do “território com/o corpo” (embodied landscape) e a identificação do corpo do artista enquanto dispositivo sensorial, capaz de produzir informação e de reclamar o potencial de produção de conhecimento, no contexto da criação. O artista recorre a uma "arqueologia ficcional de emergência” que compreende uma investigação comparativa dos utensílios arqueológicos e tradicionais utilizados,quer na agricultura,quer na extração do mármore, para propor uma leitura de correspondências entre estes “sistemas” de ferramentas. A investigação objetiva-se com a criação de coleção de objetos executados em pedra, com recurso apenas às “sobras” ou resíduos de extração de pedra (matéria que pelas suas dimensões ou qualidades não encontra mercado). O relevo atribuído às ferramentas manifesta-se, também, através do registo sonoro da sua utilização durante o ato de esculpir. Recorrendo a “audio field recordings” captados durante o processo de trabalho, atende-se ao registo das qualidades de reverberação do som que as superfícies e volumes de pedra oferecem, mas também à espacialização, amplificação e manipulação sonora que esse registo potencia. Os objetos escultóricos produzidos serão apresentados em ambiente instalativo onde o som, a pedra e a imagem, se afirmam como veículos possíveis para a reativação de narrativas, pretexto para pensar os fluxos de resíduos e matérias da região e dar nota dos desafios climáticos latentes, a partir da perspetiva do pensamento ecocrítico.



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