Fotografia
Casa sem Telhado | Oficina artística com Adalgisa Campos
28 de Março | 15h00
Horário: 15h-17h
Formato: Palestrante Online/ Público na Pó de Vir a Ser, Évora
Entrada Livre
A Casa sem Telhado é uma partilha de práticas artísticas em formato híbrido – online e presencial. Aproxima artistas e arte educadores do brasil e de portugal com recurso a meios telemáticos ao longo de oito sessões: os artistas convidados apresentam o seu trabalho, percurso e partilham um enunciado artístico para uma audiência que se junta presencialmente nos dois lados do oceano ou online. Uma casa comum, sem telhado.
Duas pessoas frente a frente, tendo entre si uma folha de papel
Como proposta, pensei em propor uma conversa sobre a dimensão dialógica na arte e, mais especificamente, em algumas experiências de minha própria prática artística. Em seguida, proporia experimentarmos o "Através de Linhas" para conversarmos sobre a experiência. “Através de linhas” é um dispositivo que propõe o desenho como meio de construção coletiva. Um caderno contendo 20 propostas de diálogos desenhados é o objeto disparador da ação. Cada proposta estabelece instruções simples de um jogo que dependerá de múltiplas decisões e escolhas dos participantes para assumir sua forma. (Descarregar aqui as instruções).
Escolhida a proposta e discutidos os procedimentos, os participantes prosseguem dialogando através de linhas. Ao longo do tempo de um desenho, cada um decide e responde às decisões do outro construindo um corpo comum, atuando no campo restrito de uma folha de papel por meio de ações primordiais como ligar, contornar, desviar, cortar, atravessar, dividir, unir, replicar, espelhar, negar, completar, cobrir, preencher, cercar, opor, somar. A materialidade do desenho, seus suportes e instrumentos, são vetores de uma situação em que a atenção às próprias intenções e ações é tão importante quanto às ações e intenções do outro.
O desenho se desenrola como e por quanto tempo os participantes desejarem. Cada linha, da primeira à última, é fruto de negociação, proposta, resposta, ação e reação. Findo o desenho, o que resta é o diálogo. (Adalgisa Campos)
A Casa sem Telhado tem a parceria de A CasaAteliê, AteliêEscola Acaia, |quadrado| projetos culturais. A Pó de Vir a Ser é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / Direção Geral das Artes e tem o apoio do Município de Évora. Integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.
Adalgisa Campos (n.1971) é artista visual, nascida em São Paulo em 1971. Graduada em Arquitetura pela FAUUSP e pós-graduada em Pesquisa Cromática pela École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs (Paris), cursou artes visuais na Universidade de Paris VIII e obteve o mestrado em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Em seus trabalhos, seja sob a forma de obras sobre papel, desenhos digitais, animações, vídeos, performances ou instalações, o desenho comparece como modo operacional, primordial (disponível, como a fala, desde a primeira infância); transparente (prescindindo de segredos técnicos e de ferramentais específicos), ficcional (justapondo espaços e tempos diversos, somando grandezas de diferentes naturezas), transcendente (significando passagem/presença/ação) e relacional (ferramenta de contato, partilha e construção de campo comum). Participou de exposições, performances e residências no Brasil, França, Alemanha, Canadá e Estados Unidos: Como Medida – Chácara Lane, Museu da Cidade de São Paulo (2023-24); Résidence de Recherche – La Chambre Blanche, Québec, Canadá (2022); 4x5.4, curadoria de Douglas de Freitas - Galeria Marília Razuk São Paulo (2021); Only if we wish to, co-curadoria de Cecília André, Equity Gallery, New York; Território Cinza, residência com Suiá Ferlauto – Oficinas Culturais Oswald de Andrade – SP (2019); Est-Nord-Est – Saint-Jean-Port-Joli, Québec, Canada (2018); Casa Cidade Mundo - Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica - RJ (2015); Adalgisa Campos: Conjunto Discreto na Galeria Virgílio, SP (2013); Ping Pong - Adalgisa Campos e Suiá Ferlauto - Oficinas Culturais Oswald de Andrade, SP (2013); Conjunto Discreto na Galeria do Instituto de Artes da UNICAMP (2012) etc.
+ info
http://www.acasatelie.com.br/adalgisa-campos
https://www.instagram.com/adalgisamccampos/
https://www.instagram.com/acasatelie/
https://www.instagram.com/acasatelie_aulas/
+ info
http://www.acasatelie.com.br/adalgisa-campos
https://www.instagram.com/adalgisamccampos/
https://www.instagram.com/acasatelie/
https://www.instagram.com/acasatelie_aulas/