Fotografias ⓒ Pó de Vir a Ser  


Casa sem Telhado | José Spaniol e Isaque Pinheiro 
26 de setembro de 2025
15h às 17h PT // 11h às 13h BR
online/presencial na Pó de Vir a Ser, Évora
Entrada livre
Link zoom

Casa sem Telhado 


Casa sem Telhado é uma plataforma de partilha e experimentação artística que reúne artistas e arte-educadores do Brasil e de Portugal, em encontros híbridos – presenciais e online – que transcendem e questionam as fronteiras físicas do espaço comum. Ao longo de oito sessões, o projeto promove o intercâmbio de práticas, visões e métodos artísticos através de meios telemáticos, aproximando territórios criativos distantes num espaço comum de reflexão e criação.

Nesta edição, contamos com a participação de Isaque Pinheiro (Portugal) e José Spaniol (Brasil). Partindo da técnica entendida não apenas como instrumento, mas como linguagem, processo e pensamento, os artistas Isaque Pinheiro e José Spaniol apresentam as particularidades e o percurso de desenvolvimento de suas produções artísticas.



A Casa sem Telhado tem a parceria de A CasaAteliê, AteliêEscola Acaia, |quadrado| projetos culturais.


GEOLOGIA DA ATENÇÃO é o programa bienal da Pó de Vir a Ser. A Pó de Vir a Ser é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direcção-Geral das Artes e Município de Évora. Integra a RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.









Isaque Pinheiro nasceu em 1972, em Lisboa.
Da sua prática artística podemos referir que é um artista que explora diversos meios, revelando uma inquietação contínua onde se cruzam questões clássicas e contemporâneas relacionadas com prática oficinal do artista, e a intensa reflexão crítica sobre o que vai nos apresentando, assistida duma mestria técnica, pouco vulgar nos dias de hoje.
Tem mostrado o seu trabalho em museus, bienais e galerias, incluindo no StenersenMuseum (Oslo), Centro Galego de Arte Contemporânea (Compostela), Caixa Cultural do Rio de Janeiro, Paço Imperial (Rio de Janeiro), Museu Soares dos Reis (Porto) e Museu Amadeu de Sousa Cardoso (Amarante).
A sua obra encontra-se representada nas Coleções da Fundação PLMJ (Lisboa), Fundação EDP | MAAT (Lisboa), Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE), Museu Amadeo de Sousa-Cardoso (Amarante), Coleção MG (Alvito), Coleção Municipal de Arte (Porto), Museu da Bienal de Cerveira, Centro Galego de Arte Contemporânea (Compostela), Fundação Caixanova (Espanha), e Fundação Edson Queiroz (Fortaleza), Galila Barzilai Hollander (Bruxelas) e outras coleções privadas em vários países.
Recebeu o 12º Prémio Amadeo de Souza-Cardoso - Prémio de aquisição do grupo dos amigos da biblioteca- museu e foi duplamente premiado em diferentes edições da Bienal Internacional de Arte de Cerveira (BIAC). Em 2023 foi distinguido com o prémio da SPA - Sociedade Portuguesa de Autores para Melhor Exposição de Artes Plásticas de 2022.

José Spaniol: Artista plástico e professor do Instituto de Artes da UNESP em São Paulo. De 1990 a 1993, estudou na Academia de Artes de Düsseldorf na Alemanha, como bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico; é doutor em artes pela ECA-USP. No início da carreira, o artista utiliza objetos cotidianos, e estabelece uma troca entre a função utilitária e a poética. Desde os anos 1990, explora a relação entre suas obras com arquitetura e espaços expositivos.
Exposições recentes: 2016 TIAMM SCHUOOMMM CASH!, exposição no Octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo. 2018 TIUMMMMTICHAMM, exposição na DAN Galeria São Paulo. 2019 Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, curadoria Agnaldo Farias, Coimbra, Portugal. 2020 Arte em Campo: uma ocupação de Arte no Estádio do Pacaembu, São Paulo. 2021 Rausch der Bilder, Die Sammlung Chagas Freitas, Kunst aus der DDR und ihre Reise nach Brasilien; Brandenburgischen Landesmuseum für Moderne Kunst, Dieselkraftwerk Cottbus, Alemanha. 2022 As Mais Altas Torres Começam no Solo, curadoria Fernando Mota, DAN Contemporânea. Programação Convergente Anozero'21-22-Bienal de Coimbra, Espaço Museu, Direção Carlos Antunes, curadoria Jorge Neves, Coimbra, Portugal. 2023 Sem peso & Cem medidas, V744atelier, Porto Alegre, RS. Atlas, Galeria Casa da Imagem, Curitiba, PR.
Obras nos acervos: Museu de Arte Contemporânea da U.S.P., São Paulo, SP. Museu de Arte Moderna M.A.M., São Paulo, SP. Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, SP. Centro Cultural São Paulo CCSP, São Paulo, SP. Fundação Marcos Amaro, São Paulo, SP. Acervo Parque Botânico Usina de Arte, Água Preta, Pernambuco. Coleção do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Portugal.