12 OUTUBRO 2024 
 15h - 19h
   



 
caminhada performativa  



CAMINHA PARA UM LUGAR DE FORÇA

sara anjo





Fotografias Sara Anjo + Ana Luísa Valdeira + Luísa Homem
 


VÍDEO SARA ANJO



Caminha para um lugar de força  
Caminhada Performativa | 12 de Outubro | 15h00 às 19h00


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO AQUI

Caminha para um lugar de força de SARA ANJO  é uma proposta artística de caminhada com uma dimensão político-somática. Trabalha a relação do corpo com o território e o ecossistema envolvente, através do questionamento do que é o centro e a periferia de um lugar.

É também uma proposta de encontro com o público, enquanto comunidade temporária, que irá atravessar um formato performativo híbrido:

   . a visita guiada, dando valor à história e o contexto do lugar;
   . o workshop, desenvolvendo em conjunto com o público práticas e exercícios de relação e consciência do corpo e do movimento, bem como práticas de bem-estar e auto-cuidado;
   . a performance, propondo intervenções artísticas colectivas e efémeras ao longo do percurso.


Esta proposta de caminhada procura sobretudo partilhar com o público uma fonte de experiências e a re-orientação da atenção, sem deixar pegada. Caminhar implica a transformação do lugar e dos seus significados e a mudança das percepções que surge ao se atravessar um território, é uma forma de transformação da paisagem que, não deixando marcas tangíveis, resulta numa transformação do lugar em si.






A residência artística de Sara Anjo integra as atividades do programa bienal da Pó de Vir a Ser. A Pó de Vir a Ser é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / Direção Geral das Artes e tem o apoio do Município de Évora, Município de Montemor-o-Novo, Assimagra, Formas de Pedra. Integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

Criaçã
o: Sara Anjo em colaboração com Luísa Homem e Ricardo Falcão Produção: Agência 25 Gestão Financeira: Vítor Alves Brotas
Produção Executiva: Menosmuitomais CRL | Rita Maia Difusão Internacional: Cliff Catalyst | Pia Kramer Residência: Pó de Vir a Ser Apoio: CCDR-A








Sara Anjo (1982, PT) é bailarina e coreógrafa, interessa-se por práticas meditativas e extáticas, sendo as acções de respirar e caminhar as principais. Interessa-se também por desenvolver o seu trabalho numa relação com espaço exterior e de paisagem natural. Questiona-se permanentemente acerca do que nos move? Como nos movemos? E para onde nos movemos?
Desenvolve um teatro sónico, explorando a coreografia e o espaço performativo na sua dimensão sonora. Desenvolve caminhadas performativas a partir do tema "Caminha para um Lugar de Força” e peças para a infância, onde trabalha a relação entre imaginação figurativa e abstracta a par da sua linha de pesquisa de um teatro sónico.
A par das suas peças tem feito diferentes publicações, em torno do trabalho de notação de movimentos e escrita de partituras, enquanto dispositivos de re-orientação da atenção ou uma fonte de experiências.

https://www.saraanjo.com
https://www.instagram.com/saraanjoo/




Informação sobre a Caminhada
Público-alvo: público geral
Classificação Etária: M/6
Lotação Mínima: 12 pessoas
Lotação Máxima: 35 pessoas
Género Artístico: Caminhada Performativa
Distância: aproximadamente 4 km
Grau de dificuldade: fácil
Ponto de partida: Pó de Vir a Ser
Ponto de chegada: Alto de São Bento
O que levar: picnic para partilhar, água, calçado e roupa confortável, chapéu ou resguardo para a chuva.











 






  28 SETEMBRO 24  > 17h


 
lançamento  



GIORNATA#20


sofie amalie

andersen



Fotografia Pedro Fazenda + Sofie Amalie Andersen


[PT] GIORNATA #20

No dia 28 de setembro, pelas 17h00, a Pó de Vir a Ser abre as suas portas para a apresentação do trabalho realizado em residência artística por Sofie Amalie Andersen.  A entrada é feita pelo portão do antigo matadouro de Évora, na Rua de Machede, 58.


GIORNATA #20, dá nome ao evento de apresentação da sua nova escultura, desenvolvida na Pó de Vir a Ser, e ao último número do seu “jornal de campo expandido”, que será apresentado e lido num formato de leitura e percurso com intervenções artísticas, nas premissas da Pó de Vir a Ser.


Iniciado em 2018, GIORNATA (a palavra italiana que significa ‘um longo dia inteiro (de trabalho)’) tem sido produzido sobretudo como um jornal, onde textos, desde entradas de diários, a notas de investigação artística, passando por artigos pseudo-jornalísticos, receitas e poemas, se cruzam com desenho, design gráfico e contextualização conceptual. Funciona tanto como objeto de comunicação, como como um trabalho de arte em si mesmo, representando uma abordagem artística anti-hierárquica, centrada em torno da ideia de que as coisas, seja dentro ou em torno do trabalho artístico, estão interligadas. Durante estes anos, esta multiplicidade expandiu-se e implodiu em esculturas e instalações não vocais e jornais de publicação irregular, que exigiram concentração interior e atenção exterior.


Sendo um ponto de partida o tempo dedicado ao trabalho de criação na Pó de Vir a Ser, no âmbito de uma residência artística do programa bienal apoiado pelo Ministério da Cultura / Direção Geral das Artes, Sofie Amalie Andersen convida todos, todas e todes, a uma visita guiada pelo antigo matadouro de Évora.


       ...

Entre as esculturas, pó e palavras lidas em voz alta, a artista irá preencher o espaço com seus pensamentos e ativar os três princípios chave de GIORNATA, nomeadamente, tempo, espaço e trabalho, enquanto fundação do seu trabalho em curso.







Sofie Amalie Andersen (n. Sorgenfri, 1989) é uma artista plástica dinamarquesa. A sua prática artística estende-se da escultura e instalação ao texto e desenho em vários formatos impressos. É formada pelo Programa de Estudos Independentes da Maumaus em Lisboa (2022), pela Academia de Arte de Malmö (MFA, 2021), pela Academia de Arte de Oslo (BFA 2018) e é licenciada em História da Arte pela Universidade de Copenhaga (2013). Sofie Amalie Andersen realizou várias obras de arte pública e apresentou o seu trabalho internacionalmente, mais recentemente no SOL (DK), A Ilha (com curadoria de LARS Lisboa), no espaço de projecto blaxTARLINES KUMASI (GH) e na Alfaia (PT). Desde 2019 dirige o espaço de exposições SOL em Nexø (DK), comissariando e organizando exposições para vários artistas internacionais. Actualmente Sofie Amalie Andersen vive e trabalha entre Lisboa, Copenhaga e Nexø.

https://sofieamalieandersen.com
https://www.instagram.com/sofiemalie/




[EN] GIORNATA #20

Open studio - Sofie Amalie Andersen

September 28th – 5pm

Launch of GIORNATA # 20 and guided tour with artist in residence Sofie Amalie Andersen.

Begun in 2018, GIORNATA has been produced primarily in the form of a newspaper, where texts intersect as diary entries, artistic research notes, pseudo-journalistic articles, literary criticism, recipes and poems mixed with drawing, graphic design and conceptual contextualization.

Functioning as both a communicative tool or a side project as well as a work of art in its own right, the format of GIORNATA represents an anti-hierarchical artistic approach centered around the idea that things both within and around the artistic work are interconnected. During the years, this multiplicity has both expanded and imploded into non-vocal sculptures and installations as well as irregularly published newspapers, requiring both inward focus and outward attention.

With the time spent working at Pó de Vir a Ser as a point of departure, Sofie Amalie Andersen invites you for a guided tour around the former slaughterhouse in Évora. Among the sculptures, dust and words read aloud, she will fill the space with her thoughts, and activate the three key principles of GIORNATA, namely time, space and work, as the foundation for her ongoing project. 


The event will be held in Portuguese and English.

The event is free and the audience can take a copy of the new GIORNATA #20 home for free.