Fotografias
Isto não é um cubo | Sessão aberta com Denise Pollini
27 de setembro de 2025
16h30
Pó de Vir a Ser, Évora
No âmbito do projeto "Isto não é um Cubo", Denise Pollini partilha uma reflexão com o público através da sua trajetória que cruza a investigação sobre os Comuns e as suas práticas em museus e projectos artísticos. A apresentação convida a imaginar novas institucionalidades e relações entre públicos, espaços e práticas artísticas.
INC é um projeto desenvolvido em
coprogramação pelo Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas (São Miguel),
pela Culturgest (Lisboa) e pela Pó de Vir a Ser (Évora). As estruturas
artísticas convidadas são OSSO, Space Transcribers e Teatro do Frio. O projeto é
apoiado pela República Portuguesa - Cultura / DGArtes Direção Geral das Artes
no âmbito da RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.
Denise Pollini
Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, Brasil) e licenciada em Artes Visuais pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP - São Paulo, Brasil), Denise Pollini é investigadora, educadora e curadora que vive na Antuérpia, Bélgica. Foi Coordenadora do Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves entre 2015 e 2021 e do Setor Educativo do Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP – São Paulo, Brasil) entre 1999 e 2015. Docente e conferencista, ministrou aulas, cursos, seminários e conferências em diversas instituições no Brasil e em Portugal.
Em 2023 realizou a curadoria, junto com Pascal Gielen, da Conferência internacional e Workshops: “Comum: Pela Política e Estética da Partilha”, realizada em São Paulo, Brasil, no Sesc - SP. Uma iniciativa do SESC - SP, Universidade da Antuérpia, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal e Consulado da Bélgica em São Paulo. Atualmente desenvolve seu PhD na Universidade da Antuérpia sob o tema: “The Commons and Museums: the Commons as a Pathway to a New Institutional Dynamic” sob a orientação de Pascal Gielen e Gert Verschraegen. Desde 2022 integra o Centro de Investigação “Culture Commons Quest Office” (CCQO) na Antuérpia, onde investiga Novas Institucionalidades frente aos Museus e Instituições Culturais. É bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), em Portugal desde 2022.