Fotografia
Paula Freitas

Geologia da Atenção  |  A Condição do Campo | Residência Artística com Marcelo Moscheta

1 a 28 de maio  
Local: Pó de Vir a Ser, Évora
Atelier Aberto - 22 de maio (Hora a anunciar)

Durante o mês de maio recebemos o artista Marcelo Moscheta em residência artística nos ateliers da Pó de Vir a Ser. Marcelo Moscheta é um artista visual nascido em 1976 em São José do Rio Preto, Brasil, que vive e trabalha em Coimbra. A sua prática artística é atenta às relações entre humanos e meio ambiente e reflete sobre como o ato de caminhar e andar “sem rumo” marcam as intervenções humanas. Questões de escala, abordagens científicas fictícias são mote para pensar as articulações entre cultura e recursos naturais, imaginando intervenções humanas singulares em áreas isoladas e sublinhando os modos como o  pensamento ecológico molda a arquitetura e o uso da terra.

Ao longo da sua residência artística, Marcelo estará em contacto com a geologia da região do Alentejo e irá trabalhar a partir dos ateliers de escultura em pedra da Pó a relação entre a sua prática artística e uma noção ampla de escultura.



Condição do Campo é um ciclo de residências artísticas que explora a escultura em diálogo com outras formas de arte, como som, fotografia, pintura, desenho, performance e literatura. Esse espaço de experimentação busca novas formas de organizar a pedra e a escultura, expandindo seus limites e refletindo sobre seu significado.

GEOLOGIA DA ATENÇÃO é o programa bienal da Pó de Vir a Ser. A Pó de Vir a Ser é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes e Município de Évora. Integra a RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.