9 MARÇO 2024 > 15h 

 
atelier aberto  

PING PONG


Maria Leonardo Cabrita


Fotografia Maria Leonardo Cabrita


PING PONG

No dia 9 de março, pelas 19h00, abrimos os portões dos ateliers da Pó de Vir a Ser para partilhar o momento de fecho da residência artística de Maria Leonardo Cabrita. A entrada é feita pela na Avenida São João de Deus, número 29.
PING PONG é um invento pop up: uma exposição efémera de “pó de ser fotografia” no contexto de um atelier aberto num espaço dedicado à produção de esculturas em pedra, no antigo matadouro de Évora, a Pó de Vir a Ser.
O trabalho desenvolvido pela artista visual Maria Leonardo Cabrita investiga o cruzamento e as sobreposições possíveis entre a imagem fotográfica, a matéria pedra e o processo de revelação da escultura, a partir de uma leitura atual de “Escultura no campo ampliado” de Rosalind Krauss.





Maria Leonardo Cabrita (1989) é doutoranda em Arte Multimédia pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Foi nomeada para o prémio Förderpreise Fotografia em Munique, Alemanha. Ganhou ainda as bolsas Fotografia Experimental pela fundação Bösenberg Stiftung para projeto Min Min Light em 2019 e Especialização e Valorização Profissional em Artes pela Fundação Gulbenkian, em 2017. Desde 2015 as suas fotografias fazem parte da coleção do Museu Municipal de Arte (MuMA), Brasil, e desde 2022 faz parte da rede de fotógrafos-artistas europeia Futures.

https://marialeonardocabrita.com/
https://www.instagram.com/marialeonardocabrita/




[ENG] PING PONG

On March 9th, at 7pm, we will open the gates of the Pó de Vir a Ser workshops to share the closing moment of Maria Leonardo Cabrita's artistic residency. The entrance is on Avenida São João de Deus, 29.
PING PONG is a pop up invention: an ephemeral exhibition of “the dust of being photography” in the context of an open workshop in a space dedicated to the production of stone sculptures, in the former Slaughterhouse of Évora, Pó de Vir a Ser. 
The work developed by the visual artist Maria Leonardo Cabrita investigates the intersection and possible overlaps between the photographic image, the stone material and the process of revealing the sculpture, based on a current reading of “Sculpture in the Expanded Field” by Rosalind Krauss.






Fotografias ⓒ Maria Leonardo Cabrita