
Espaços
Oficinas
As Oficinas da Pó de Vir a Ser – Departamento de Escultura em Pedra são um espaço de produção artística totalmente equipado para a prática de escultura em pedra.
Os nossos equipamentos permitem que os artistas entrem em contacto directo com a matéria prima e possam experimentar desenvolver projectos de várias escalas em pedra.
As Oficinas dividem-se em Ateliers ao Ar-Livre e Ateliers em espaço coberto. Habitualmente, os espaços ao ar-livre são utilizados para a prática de escultura de maiores dimensões e os Ateliers em espaço coberto estão equipados com ferramentas fixas vocacionadas para o trabalho mais minucioso.
As máquinas de corte, o monta-cargas e a nossa carrinha com grua permite que os artistas possam ir levantar a matéria prima directamente às pedreiras ou a outro entreposto e produzam o seu trabalho artístico com bastante autonomia.
As Oficinas podem ser usadas por artistas experientes ou por artistas em formação, em regime de residência artística ou de aprendizagem e experimentação. A direcção artística e técnica do Departamento de Escultura em Pedra garante o acompanhamento dos projectos em oficina e a partilha de conhecimentos necessários ao desenvolvimento do projecto.
Ateliers ao Ar-Livre
Os Ateliers ao Ar-Livre estão equipados para permitir a prática de escultura em pedra, mas podem também ser utilizados para o desenvolvimento de projectos de outras disciplinas artísticas ou para o cruzamento entre várias práticas.
Localizados no Antigo Matadouro de Évora, construído no século XIX, os ateliers ao Ar-Livre são ainda atravessados pela antiga muralha que circunscreve o centro histórico da cidade. O espaço tem também uma zona dedicada a exposições e, pela sua plasticidade e história, são também usados no acolhimento de residências de criação no âmbito das artes performativas, fotografia, cinema e música.