12 OUTUBRO 2024 
 15h - 19h
   



 
caminhada performativa  



CAMINHA PARA UM LUGAR DE FORÇA

sara anjo





Fotografias Sara Anjo + Ana Luísa Valdeira + Luísa Homem
 


VÍDEO SARA ANJO



Caminha para um lugar de força  
 Encontro performativo | 12 de Outubro | 16h00 | Entrada principal do Palácio D. Manuel I

ATUALIZAÇÃO A caminhada foi cancelada, devido às previsões meteorológicas. No seu lugar, a apresentação acontecerá à mesma hora, com ponto de encontro na entrada principal do Palácio D. Manuel I (R. 24 de Julho).


Caminha para um lugar de força de SARA ANJO  é uma proposta artística de caminhada com uma dimensão político-somática. Trabalha a relação do corpo com o território e o ecossistema envolvente, através do questionamento do que é o centro e a periferia de um lugar.

É também uma proposta de encontro com o público, enquanto comunidade temporária, que irá atravessar um formato performativo híbrido:

   . a visita guiada, dando valor à história e o contexto do lugar;
   . o workshop, desenvolvendo em conjunto com o público práticas e exercícios de relação e consciência do corpo e do movimento, bem como práticas de bem-estar e auto-cuidado;
   . a performance, propondo intervenções artísticas colectivas e efémeras ao longo do percurso.

Esta proposta de caminhada procura sobretudo partilhar com o público uma fonte de experiências e a re-orientação da atenção, sem deixar pegada. Caminhar implica a transformação do lugar e dos seus significados e a mudança das percepções que surge ao se atravessar um território, é uma forma de transformação da paisagem que, não deixando marcas tangíveis, resulta numa transformação do lugar em si.







A residência artística de Sara Anjo integra as atividades do programa bienal da Pó de Vir a Ser. A Pó de Vir a Ser é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / Direção Geral das Artes e tem o apoio do Município de Évora, Município de Montemor-o-Novo, Assimagra, Formas de Pedra. Integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

Criaçã
o: Sara Anjo em colaboração com Luísa Homem e Ricardo Falcão Produção: Agência 25 Gestão Financeira: Vítor Alves Brotas
Produção Executiva: Menosmuitomais CRL | Rita Maia Difusão Internacional: Cliff Catalyst | Pia Kramer Residência: Pó de Vir a Ser Apoio: CCDR-A








Sara Anjo (1982, PT) é bailarina e coreógrafa, interessa-se por práticas meditativas e extáticas, sendo as acções de respirar e caminhar as principais. Interessa-se também por desenvolver o seu trabalho numa relação com espaço exterior e de paisagem natural. Questiona-se permanentemente acerca do que nos move? Como nos movemos? E para onde nos movemos?
Desenvolve um teatro sónico, explorando a coreografia e o espaço performativo na sua dimensão sonora. Desenvolve caminhadas performativas a partir do tema "Caminha para um Lugar de Força” e peças para a infância, onde trabalha a relação entre imaginação figurativa e abstracta a par da sua linha de pesquisa de um teatro sónico.
A par das suas peças tem feito diferentes publicações, em torno do trabalho de notação de movimentos e escrita de partituras, enquanto dispositivos de re-orientação da atenção ou uma fonte de experiências.

https://www.saraanjo.com
https://www.instagram.com/saraanjoo/




Informação sobre o encontro
Público-alvo: público geral
Classificação Etária: M/6
Lotação Máxima: 35 pessoas
Género Artístico: Encontro Performativo
Ponto de encontro: Palácio D. Manuel I (R. 24 de Julho 1)