Fotografia ⓒ Pedro Fazenda



Geologia da Atenção  |  A Condição do Campo | Residência Artística de Silvana Ivaldi

10 a 14 de março  (Parte I)
Local: Pó de Vir a Ser, Évora
(atelier aberto + partilha de processo a anunciar)

Após ser apanhada na intrincada relação entre tacto e visão, (e ter vontade de ali permanecer mais um pouco) questiono-me de que forma pode ser isso traduzido num acontecimento. A matéria determina o ritmo, a dureza do material é soberana e estabelece-se um tempo que ultrapassa uma noção de agora - complexifica a noção de agora. Há uma invocação de um tempo que nos precede e uma longevidade que se impõe. Há um passado muito profundo e um futuro que se manifesta numa espécie de planície - no agora. Como se fazem conviver dimensões tão abstratas (ou tão concretas) como tempo e espaço diante de percepções tão distintas sugeridas pelas experiências do espectáculo e do esculpir? Re-formar mármore impõe ao performer um estado de consciência física e mental ímpar. Dança-se na combinação necessária entre força e sensibilidade. Forças distintas são convocadas para que a ação aconteça. O fenómeno é forçado mas a relação é negociada. Há uma vontade de perceber o confronto que existe entre um lugar muito intuitivo e sensorial e o intelecto. Entre a matéria e a forma que lhe é conferida. Entre a observação e a decisão. Entre a inércia e a reação. Entre a imagem e a palavra. (Silvana Ivaldi)      




GEOLOGIA DA ATENÇÃO é o programa bienal da Pó de Vir a Ser. A Pó de Vir a Ser é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes e Município de Évora. Integra a RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.










Silvana Ivaldi
é uma artista transdisciplinar que tem trabalhado maioritariamente como performer, figurinista e criadora. Licenciada em Design de Moda e Mestre em Design da Imagem, faz uso da heterogeneidade do seu percurso para pensar, explorar e criar formas poéticas e híbridas através de dispositivos visuais e performativos. Viveu e trabalhou em São Paulo, Brasil, durante 4 anos. Participou do PACAP 6, com curadoria de Sofia Dias e Vitor Roriz e deu aulas na Escola Superior de Teatro e Cinema, acompanhando o exercício final da licenciatura em 2024.  Tem uma relação laboral regular com Diana Niepce. Destaca o seu trabalho com: Pedro Barreiro, Maurício Paroni de Castro, Ana Carolina Teixeira Soares, André Uerba, André de Campos, Jo Castro, Gonçalo Alegria, Bruno Pereira (Aires), Eduarda Neves, Cão Solteiro e, mais recentemente, Gaya de Medeiros. Atualmente continua com apresentações da última criação ICONA e inicia a sua parceria com a Pó de Vir a Ser, onde desenvolve trabalho com mármore, e com a Terceira Pessoa, onde participará do projeto Margem de Erro. Fundadora da estrutura Sr. João e artista associada do Cão Solteiro.

+ info: https://www.instagram.com/ivaldi_silvana/