Fotografia ⓒ Paula Freitas



Tabuada das intenções |  Sofia Silva  
Sementeira - Bolsa de Novas Criações para o Alentejo


 
Tabuada das intenções é, num sentido poético, uma manifestação de amor nas múltiplas e muito diferentes expressões que a criação pode assumir. Procura explorar a ligação entre o espaço e o onírico, entre aquilo que nos é dado a ver e aquilo a que (ainda) não tem lugar no real. 



A residência artística de Sofia Silva integrou o projeto apoiado pela "Carta Branca" , uma edição especial da Sementeira-Bolsa de Novas Criações para o Alentejo. Uma iniciativa promovida pela Antípoda A.C. e acolhida pela Pó de Vir a Ser. Co-produzida pel´O Espaço do Tempo e em parceria com Alma d’Arame, Pó de Vir a Ser, Pé de Xumbo e FUTURAMA, bem como os Municípios de Évora, Viana do Alentejo, Estremoz, Mértola e Serpa. Financiada pela DGArtes- Governo de Portugal.

A Pó de Vir a Ser é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / Direção Geral das Artes e tem o apoio do Município de Évora, Município de Montemor-o-Novo, Assimagra, Formas de Pedra. Integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.














Sofia Silva (Évora, 1999) 
É artista visual e trabalha sobretudo com pintura e desenho. O seu trabalho reflete sobre a conexão entre sociedade, ambiente e tecnologia no devir contemporâneo.

Em 2023, expôs individualmente no Espaço Celeiros, no âmbito de uma residência artística na Antípoda A.c. Em 2024, participa no ciclo criativo de residências de investigação em artes eletrónicas, biológicas e experimentais, Calcular na Areia, em Santarém.

Frequenta o curso de Artes Plásticas e Multimédia na Escola de Artes da Universidade de Évora (2020-presente).

https://www.instagram.com/suf_ia._/