[PT] GIORNATA #20
No dia 28 de setembro, pelas 17h00, a Pó de Vir a Ser abre as suas portas para a apresentação do trabalho realizado em residência artística por Sofie Amalie Andersen. A entrada é feita pelo portão do antigo matadouro de Évora, na Rua de Machede, 58.
GIORNATA #20, dá nome ao evento de apresentação da sua nova escultura, desenvolvida na Pó de Vir a Ser, e ao último número do seu “jornal de campo expandido”, que será apresentado e lido num formato de leitura e percurso com intervenções artísticas, nas premissas da Pó de Vir a Ser.
Iniciado em 2018, GIORNATA (a palavra italiana que significa ‘um longo dia inteiro (de trabalho)’) tem sido produzido sobretudo como um jornal, onde textos, desde entradas de diários, a notas de investigação artística, passando por artigos pseudo-jornalísticos, receitas e poemas, se cruzam com desenho, design gráfico e contextualização conceptual. Funciona tanto como objeto de comunicação, como como um trabalho de arte em si mesmo, representando uma abordagem artística anti-hierárquica, centrada em torno da ideia de que as coisas, seja dentro ou em torno do trabalho artístico, estão interligadas. Durante estes anos, esta multiplicidade expandiu-se e implodiu em esculturas e instalações não vocais e jornais de publicação irregular, que exigiram concentração interior e atenção exterior.
Sendo um ponto de partida o tempo dedicado ao trabalho de criação na Pó de Vir a Ser, no âmbito de uma residência artística do programa bienal apoiado pelo Ministério da Cultura / Direção Geral das Artes, Sofie Amalie Andersen convida todos, todas e todes, a uma visita guiada pelo antigo matadouro de Évora.
...
Entre as esculturas, pó e palavras lidas em voz alta, a artista irá preencher o espaço com seus pensamentos e ativar os três princípios chave de GIORNATA, nomeadamente, tempo, espaço e trabalho, enquanto fundação do seu trabalho em curso.